Vou deixar de lado os números e estatísticas sobre empreendedorismo no país, pois isso envolve vários fatores. Inclusive a falta de vocação e sonhos de muitos para empreender. Afinal, ser empresário pode ser algo muito arriscado. Visto que, muitas pessoas não possuem perfil empreendedor para tocar uma empresa, o reflexo está na alta taxa de mortalidade das empresas. Além de competências empreendedoras, uma pessoa que troca um emprego formal para abrir o próprio negócio deve desistir de três números: 8, 13 e 30. Esqueça os bons tempos em que trabalhava 8 horas por dia, 13° salário nunca mais e 30 dias de férias nem pensar. Parece brincadeira, mas não é. Isso é só o começo de uma vida de renúncias se quiser se tornar um empresário de $uce$$o, porque sucesso nos negócios sem $ não existe.
Mas então, o que fazer para ser um empreendedor de $uce$$o? Nossa! São tantos requisitos, além de competências e uma boa pitada de sorte. Porém, não é o foco deste artigo citar uma cartilha de como abrir negócios. Mas sim reforçar a importância das ATITUTES e SONHOS, que são fundamentais para qualquer profissional com perfil empreendedor ter $uce$$o. Mas antes de seguir a leitura, faça algumas reflexões.
- Seu negócio trata-se de uma empresa já formada e herdada da família?
- É herança da família, mas sempre estive envolvido, comprometido e acompanho o crescimento dela?
- Abriu um negócio como meio de subsistência, mas não tem atitudes, sonhos e nem ambições empreendedoras?
- Abriu um negócio porque é empreendedor, acredita na sua capacidade de empreender, mesmo ainda não tendo ROI (Retorno Sobre Investimento) que sonhou, mas acredita que irá atingi-lo? Dentre tantos outros motivos de como surgiu milhares de empreendedores.
Reflita
também que além de muitos empresários empreendedores, temos milhares de profissionais com atitudes empreendedoras sem possuir um negócio. Ou seja, cuidam de suas carreiras como se fosse seu próprio negócio. São pessoas com atitudes empreendedoras, determinadas, criativas, entusiasmadas, automotivadas. Entre tantas outras competências e qualidades que qualquer empresário gostaria de tê-las como funcionários ou parceiros. São profissionais comprometidos, com metas profissionais, pessoais e muitos SONHOS. Hah! Como nós, empresários, sonhamos incansavelmente em ter funcionários com perfil empreendedor fazendo parte do nosso time. Afinal, empresários com visão de águias!! E atitudes empreendedoras também almejam o $uce$$o de seu maior capital, o capital humano.
Por fim, ser empreendedor é não ter medo de assumir riscos, é sonhar e ter atitudes para fazer acontecer, sempre! Afinal, a competitividade é ferrenha e o crescimento econômico depende não apenas de empresários empreendedores, mas de funcionários com a mesma mentalidade. Eis o desafio do mundo empresarial no desenvolvimento de profissionais com perfis empreendedores. Estamos em processo de mudança cultural nas relações trabalhistas. Elas estão migrando para novas relações com funcionários empreendedores, parcerias estratégicas, entre outros conceitos que envolvem as novas relações empreendedoras do mercado do futuro.
Voltando ao tema do artigo, relaciono algumas características que foram citadas em estudos realizados na década de 80 sobre: Sonhos e Atitudes.
Qual o tamanho dos seus sonhos?
Cristóvão Colombo, Santos Dumont, John Kennedy, Juscelino Kubitschek, Nelson Mandela, entre tantos, sonharam com a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Eles foram tachados de visionários, mas não ligaram para isto, pois acreditaram nos seus sonhos e traçaram planos para realizá-los. Claro que superaram inúmeros obstáculos, mas com muita determinação eles mudaram a história de seu tempo e deixaram suas marcas registradas.
Muitas pessoas têm sonhos, mas não os alimentam. Às vezes os poucos que sobram vão sendo consumidos pela rotina, sufocados pelo excesso de tarefas e acabam minando seu potencial de continuar sonhando. Reflita sobre o tamanho dos seus sonhos e se eles estiveram decrescentes, “sacode a poeira” e volte a sonhar. Afinal, o sonho é uma metáfora que pode ser idealizado para resgatar a capacidade de sonhar. Com os olhos bem abertos na construção da sua vida, seu presente e seu futuro. O mundo não faz nada por você, mas se você mudar, aí sim, o mundo muda com você.
Os realizadores de sonhos não apenas sonham. Eles lutam incansavelmente por eles, acreditam em si mesmos, no seu potencial e confiam que podem transformar seus projetos em realidade. Acreditam que sonhos trilham e iluminam seus caminhos rumo às metas e ao $uce$$o. Obstáculos, faltas de recursos diversos, concorrências desleais, entre outras dificuldades que surgem fazem parte dos negócios e da vida, mas servem como degraus de aprendizagem e crescimento.
Há um ditado que diz…
que o tamanho dos seus sonhos tem relações diretas com suas conquistas e resultados. Pense! É possível aumentar o tamanho da felicidade reduzindo o tamanho dos sonhos? É possível aumentar os ganhos fazendo sempre a mesma coisa? Será que se as pessoas tivessem mais sonhos e metas poderiam ajudá-las alcançar seus resultados? Afinal, o que movem as pessoas acordarem todos os dias?
Anos atrás assisti a uma palestra motivacional de Cesar Souza, o autor do livro Você é do Tamanho dos Seus Sonhos, lançado em 2003. Hoje na 19ª edição, é um best-seller com mais de 150 mil exemplares vendidos. Cesar reforçou que todos nós precisamos acreditar no nosso potencial e que devemos buscar recursos e aliados para concretizar nossos sonhos. Afinal, as pessoas sonham com uma vida tranquila, encontrar um amor, ter uma família, obter sucesso na profissão, ganhar dinheiro… Comprar uma casa, viajar, ter saúde, amigos, entre tantos outros desejos e sonhos. Mas, na maioria das vezes, nos entregamos à rotina, nos rendemos aos obstáculos e desistimos dos nossos sonhos. Com exemplos reais e inspiradores, ele conta histórias de realizadores de sonhos de empresários, celebridades e pessoas comuns. São relatos inspiradores que nos revelam como várias empresas e pessoas vencedoras nasceram dos sonhos de seus realizadores.
Em suma, existem literaturas, palestras, vídeos, cursos, entre outros instrumentos, que podem estimular o ser humano que “não sonha muito” a resgatar a capacidade de sonhar e empreender mudanças objetivas para realizarem seus projetos. Não sei para você, mas os meus SONHOS estão interligados com meu A.C.H.E (Atitudes, Conhecimentos, Habilidades e Entusiasmo). Um conceito que uso e que ampliei do CHA, uma sigla muito usada em Recursos Humanos, que é a abreviatura das palavras: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, que resumidamente se entende por cada uma como:
Conhecimento
Conjunto de todas as informações, princípios e verdades que compõem o corpo do nosso saber. É aquilo que o homem absorve de várias maneiras através de informações que lhe são apresentadas para um determinado objetivo. O conhecimento é imprescindível na atualidade altamente competitiva. Conhecer os principais fundamentos de gestão e, principalmente, sua área de atuação pode fazer a diferença entre o sucesso e fracasso de um empreendimento.
Habilidade
Capacidade física de desempenhar uma ação ou ato, que pode ser resultado de um treinamento ou inato. O termo habilidade é freqüentemente utilizado para designar o domínio psicomotor. Habilidade simboliza a experiência adquirida através da prática em certa área de atuação, basicamente, algo que você faz bem e já fez muitas vezes. Pelé, Romário, Ronaldinho, Guga, entre tantos atletas considerados muito habilidosos e hiper $ucedidos. Neymar o novo nome do futebol brasileiro, tem uma habilidade invejável, porém ele é muito jovem. Como está no início da carreira, para manter e aumentar o $uce$$o vai precisar treinar cada vez mais não só sua habilidade de fazer gols, mas também aperfeiçoar conhecimentos técnicos e táticos. Aliás, para se tornar um dos melhores jogadores do mundo ele vai depender também de suas atitudes pessoais, pois os holofotes já estão mirados para ele.
Se depender da comparação feita por Pelé, “O Neymar é o garoto-prodígio e pode esperar um futuro brilhante, pois mal surgiu e já o comparam com o Robinho e com o Pelé. Na opinião do Rei do Futebol, ele pode ser melhor até do que ele. Pelé só pede calma ao garoto neste início de carreira e diz “Vamos torcer para o Neymar não seguir os passos dos fenômenos nas noitadas e mulheradas que a fama e o dinheiro trazem né?”
Atitude
Um sentimento ou emoção que influencia a escolha das ações e as respostas a estímulos. Também é definida como sendo uma predisposição ou tendência de responder, positivamente ou negativamente, a determinados fatos, ideias, objetos, pessoas ou situações. As atitudes são designar como domínio afetivo e são dirigidas, ou fortemente correlacionadas, com as vontades, conjunto de valores, crenças, dogmas, princípios e mesmo às opiniões. Podemos ter conhecimento e habilidade, mas se não tivermos vontade e tomar uma atitude, nada acontece. Portanto, o sucesso na vida está relacionado no desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo do ACHE. Hoje e sempre!
Entusiasmo
Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a si e até as pessoas que os cercam. É agir com determinação, garra, paixão e amor, para fazer dar certo o que planejamos e sonhamos. O entusiasmo é um estado de espírito otimista que traz motivação para uma nova visão da vida. É demonstrado com grande euforia e alegria, que inclusive pode contagiar outras pessoas ou uma multidão, como exemplo, os atletas entusiastas, entre eles, cito um ídolo, Ronaldo (fenômeno), um ex-jogador nota 10 que com seu entusiasmo conquistou milhões de fãs no mundo. Agora como empresário não duvido do seu $uce$$o também nos negócios.
Hah! Ainda bem que temos o Neymar, um jovem entusiasta, pois o ENTUSIAMO que ele demonstra comemorando gols é lindo de ver. Quantos meninos apaixonados por futebol olham para seus ídolos e alimentam seus sonhos de um dia chegarem lá. Ídolos que inspiram sonhos de fãs ocorrem também em outras modalidades de esportes, com artistas de TV, atores de cinema e teatro, na música, com empresários, líderes, autores, gurus etc.
Acredito que empreendedores de $uce$$o são frutos de sonhos bem sonhados e de planos bem executados.
Os sonhos que habitam em mim, saúdam os sonhos que habitam em você!
Helena Ribeiro é Colunista da Revista Clube de Empreendedores, e este artigo foi publicado na Edição de Junho de 2011.